(16) 3371-2277
Praça Dom José Marcondes Homem de Mello
(Av. São Carlos s/nº) Centro, São Carlos/SP

Bento XVI poderá ser chamado “Papa Emérito ou Romano Pontífice Emérito”, esclareceu ontem o Padre Federico Lombardi durante o briefing com os jornalistas na Sala de Imprensa do Vaticano. Salientou igualmente que o Santo Padre está recebendo de todo o mundo muitas mensagens de parabéns, gratidão e apoio.
Joseph Ratzinger continuará a ser “Sua Santidade Bento XVI” e poderá ser chamado “Papa Emérito ou Romano Pontífice Emérito”. Assim, o Director da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi dissipou as perguntas recorrentes de jornalistas sobre como dirigir-se ao Pontífice depois de 28 de Fevereiro. A decisão sobre o nome foi tomada de acordo com o próprio Papa.
Na quinta-feira de manhã, às 11 horas, haverá a saudação pessoal dos cardeais que estiverem já em Roma. Às 16.55 Bento XVI do Pátio de São Dâmaso irá ao heliporto, onde receberá a saudação do Cardeal Decano. Vinte minutos depois, prevê-se a chegada em Castel Gandolfo, onde será recebido, entre outros, pelo cardeal Joseph Bertello, Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, pelo Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, pelo prefeito e o Pároco de Castel Gandolfo. Por volta das 17.30, o Papa aparecerá na varanda central do Palácio Apostólico para “o último acto público”. Às 20 horas, quando iniciar a Sede Vacante, a Guarda Suíça cessará o seu serviço em Castel Gandolfo terminando o ministério do Santo Padre como Papa. Provavelmente, fechará a porta de Castel Gandolfo, concluindo também o seu serviço de guarda.
O Cardeal Decano enviará no dia 1 de Março, quando a Sede Vacante tiver já iniciado, as cartas de convocação para as Congregações dos Cardeais. E “provavelmente – disse o Director da Sala de Imprensa do Vaticano – a primeira reunião não acontecerá antes de segunda-feira 4 de Março”, e será na Nova Sala do Sínodo. Também esclareceu em seguida que os cardeais irão morar na residência Sanctae Marthae apenas nas vésperas do Conclave e que os quartos serão sorteados, conforme previsto pela Constituição.

Fonte: Rádio Vaticana – Vaticano News

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *