(16) 3371-2277
Praça Dom José Marcondes Homem de Mello
(Av. São Carlos s/nº) Centro, São Carlos/SP


CORPUS CHRISTI

CATEDRAL DE SÃO CARLOS

Toda a Comunidade Católica assim como todo o povo de Deus está convidada para participar celebrar a solenidade de CORPUS CHRISTI.

Jesus Cristo Ressuscitado é o centro de nossa pregação e de nossa fé, e o centro de nossa fé se faz presente na Igreja católica em torno da mesa sagrada. Manifestamos a nossa fé e a nossa alegria no “Cristo Pão Vivo e Pão da Vida”, para que todos tenham vida e para que nossa vida seja para todos; desafio da Eucaristia: Presença, Dom, partinha, fraternidade. Vida.

Deus Pai nos reúne como filhos e como irmãos ao redor da mesa e nos alimenta com o corpo de “Jesus pão da vida”.

Nós somos o povo do Senhor onde Jesus o Verbo Encarnado nos Orienta com tua Palavra, nos alimenta com o teu Corpo e Sangue, nos conduz como o Bom Pastor que caminha a nossa frente, e ele mesmo se faz nosso Caminho, nos convida a sermos Discípulos, nos torna seus Amigos e nos envia como seus Missionários para em seu nome, construir o mundo de fraternidade, justiça, alegria, perdão, paz e vida em abundância até a vida em Plenitude.

A Solenidade de Corpus Christi, destacando o dom da Eucaristia, coloca em evidência os mistérios centrais de nossa fé e da vida cristã. Saímos de nossas igrejas e vamos, com Jesus na Eucaristia, para as ruas e praças de nossas cidades, anunciando que “Ele está no meio de nós” e habita conosco e orienta nossa história; nossas atividades cotidianas, nossas ocupações profissionais e responsabilidades sociais, nosso convívio social, em tudo, somos “testemunhas de Deus”, discípulos missionários de Jesus Cristo.

Dia 07 de junho de 2012 (Quinta Feira) – Catedral de São Carlos

Teremos a Celebração da Santa Missa Solene presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom Paulo Sergio Machado às 08h30min na Catedral de São Carlos, e concelebrada por todos os padres da cidade com a participação de representação de todas as Paróquias da Cidade e em seguida teremos a Procissão eucarística até a Igreja de São Benedito onde tudo será concluído com a Benção do Santíssimo.

A Igreja celebra Corpus Christi como festa de contemplação, adoração e exaltação, onde os fiéis se unem em torno de sua herança mais preciosa deixada por Cristo, o Sacramento da sua própria presença.

Corpus Christi é a festa da Igreja Católica que celebra a presença de Cristo na Eucaristia (no pão e no vinho consagrados). É uma festa de “preceito”, ou seja, é um dever de todo Bom Cristão Católico.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (art. 944) que determina ao Bispo Diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”

Esta comemoração acontece uma vez por ano e é sempre celebradana quinta feira seguinte ao domingo da solenidade da Santíssima Trindade.

Muitas Cidades foram criando a tradição de fazer decorações pelas ruas ao longo do percurso por onde o Senhor sacramentado vai estar passando. Assim, em muitas cidades do Brasil é muito expreciva a popularidade destas decorações e desta festa como é o caso da cidade de Matão e de Ibitinga que fazem parte de nossa diocese de São Carlos.

Também aqui em São Carlos já tivemos por um tempo a procissão noturna com decora??ão luminosa. Foi uma experiencia muito bonita, mas que não se tornou muito prática para a maioria dos fiéis.

A decoração quer ser uma expressão de alegria e de festa, de oferecer para o senhor o melhor que podemos fazer e quer significar que também nossa vida deve ser uma estrada muito bem preparada onde tiramos todos os obstáculos e deichamos muito bem enfeitada com as boas obras e as atitudes retas e honestas para que o senhor nos encontre sempre vigilantes.

Não temos o costume de fazer decoração pelas ruas, mas isso não impede de que iniciativas nos levem a adorar esta prática tão expreciva e tão bonita para demonstrar o nosso zelo, carinho e respeito para com a eucaristia nesta data onde o objetivo é exatamente expressar todo o nosso respeito carinho amor, alegria e gratidão a Deus pela presenta de Jesus Sacramentado no meio de nós.

Venha celebrar conosco.

Que o Senhor Jesus abençoe a todos.

Padre José Luis Beltrame

Cura da Catedral de São Carlos

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *