(16) 3371-2277
Praça Dom José Marcondes Homem de Mello
(Av. São Carlos s/nº) Centro, São Carlos/SP
Para bom proveito da Semana Santa.

                Caríssimos irmãos e irmãs, desejo a todos uma frutuosa Semana Santa!

            Esta é a semana mais importante de toda a vida da Igreja. Após 40 dias de preparação, a quaresma, começamos a Semana Santa com o solene canto do “Hosana ao Filho de Davi!” no domingo de ramos e vamos passando dia após dia em direção a Páscoa do Senhor.

            Muitos acontecimentos já ocorreram nesta semana em todas as dioceses do mundo, mas devemos ter maior ênfase nos acontecimentos de nossa diocese. Esses dias da Semana Maior tem sido para nós um momento de especial preparação para a grande festividade que há de vir no domingo próximo. Durante essa semana, mais especificamente na quarta-feira santa, tivemos uma oportunidade ímpar de poder acompanhar nossos sacerdotes, reunidos no presbitério junto ao seu bispo, renovar os compromissos sacerdotais de fidelidade, paciência e obediência.

            Em meio a esse acontecimento, nós antevemos aí a Instituição do Sacerdócio e Instituição da Santíssima Eucaristia, as instituições se dão na Missa da Ceia do Senhor, Missa que é celebrada na quinta-feira santa à noite. Durante a Missa da Ceia do Senhor nós observamos o lava-pés, passagem retirada do Evangelho de São João, que é o único evangelista que não narra diretamente a Santa Ceia, mas o diálogo importantíssimo que há durante e após o lava-pés.

            Propriamente hoje nós temos a “Função Litúrgica da Paixão do Senhor”, é chamada de função pelo fato de que na sexta-feira santa ser o único dia no ano que não se é permitido, ordinariamente, se celebrar a Santa Missa. O rito é como de uma celebração da Palavra com a chamada “Oração Universal”, Adoração da Cruz e com o Rito da Comunhão. A Oração Universal são rogações que nós fazemos por muitos, em principal pelos nossos irmãos judeus e pelos não creem em Deus. No dia de hoje, não podemos expor o Santíssimo no ostensório, a única adoração de hoje é devida ao madeiro da Cruz, lembremo-nos: “Nós Vos adoramos, Senhor e Vos bendizemos. Porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo.”, após o rito da adoração da Cruz seguimos normalmente com a oração do Pai Nosso e com a distribuição da Sagrada Comunhão que foi consagrada na noite anterior, na Missa da Ceia.

            A nossa esperança é a contemplação da glória de Cristo que se dá na Soleníssima Vigília Pascal. Ela acontecerá no sábado santo, também chamado de Noite Santa da Ressurreição, nela cantaremos a proclamação da páscoa, acenderemos o Círio Pascal, que nos dará a “Luz de Cristo” pelos próximos cinquenta dias onde aí receberemos as luzes do Espírito Santo como receberam os apóstolos reunidos no cenáculo de Pentecostes.

            Rezemos a Maria, nossa Mãe, para que ela nos ajude a permanecermos unidos na esperança da vinda de Cristo. Desta forma, com Ela, poderemos um dia contemplar Jesus face a face. Deus nos abençoe!

Seminarista Paulo Roberto de Sousa Fernandes – 1º ano de Filosofia

semana_santa