(16) 3371-2277
Praça Dom José Marcondes Homem de Mello
(Av. São Carlos s/nº) Centro, São Carlos/SP
Santas Missões – fases

1ª fase – Missão da Visitação
A Irmã Missionária, juntamente com cada comunidade, organiza a paróquia em setores e centros de missão.

Tempo da Organização: Nesta etapa, a grande comunidade paroquial é dividida em comunidades menores: Comunidade Mãe (matriz), comunidades urbanas (vilas, bairros), comunidades distritais (distritos) e rurais (fazenda, bairros). Essas comunidades, tendo cada uma seu coordenador, chamado Coordenador de Comunidade, serão, por sua vez, subdivididas em setores de 30 – 40 famílias.
Cada setor terá um coordenador, chamado Coordenador de Setor. Este formará um grupo de auxiliares, todos, como ele deverão ser moradores do seu próprio setor. Um sinal do s tempos em que vivemos na Igreja é o aumento do número de paróquias, sobretudo, nas regiões sul, sudeste e centro-oeste e a diminuição do número de comunidades rurais, pelo esvaziamento dos campos.

2ª fase – Missão nas Casas e nas famílias
É o tempo da autoevangelização com a reflexão da Palavra de Deus e a visita de asa em casa. Cada família que desejar receberá a visita da Imagem de Nossa Senhora.

Missão nas Famílias: Nesta fase, o Coordenador de Setor e seu grupo irão reunindo as famílias pela oração em comum, pela reflexão bíblica e partilha, despertando: amizade, relacionamento, interesse e conhecimento mútuo entre as famílias de seu setor. A Missão nas Famílias atinge a todos os ambientes de uma comunidade como casas, apartamentos e até mesmo os condomínios fechados.

3ª fase – Missão nas Comunidades
Com a presença dos Missionários Redentoristas esta é a fase da proclamação explícita da Palavra de Deus, com pregações especiais.

Tempo Forte de Evangelização: “O amor de Cristo nos uniu”: Nas duas primeiras estas das missões que têm uma duração média de dois meses, os missionários redentoristas se fazem presentes na comunidade paroquial através daquele missionário que coordena das atividades. Há uma presença significativa da irmã missionária que anima a todos e encabeça todos os serviços missionários.
Neste terceira etapa o grupo missionário redentorista se faz presença de forma mais intensa em todas as comunidades. O tempo de duração da terceira fase depende do número de comunidades a quantidade de famílias que integram a cada uma delas.

4ª fase – Missão Continuada
No espírito de Deus e com ardor missionário, a comunidade continua, na unidade, sua evangelização.

Pós – Missão, Vida de Igreja – Comunhão: A quarta fase que é chamada de Pós-Missão ou Tempo de Perseverança, não tem um praz fixo para acontecer. Nela os Coordenadores das comunidades terão uma preocupação: que cada setor se transforme em um “foco de serviço”, num Plano Pastoral Orgânico da comunidade paroquial, criando momentos de ação apostólica no setor, comunidade e paróquia para crianças – jovens – famílias – anciãos – doentes – pobres; em resumo: todos os irmãos.
Atualidade das Santas Missões Depois dos ventos renovadores do Concílio Vaticano II, ainda que algumas unidades da Congregação no Brasil tenham deixado de pregar as missões naquele estilo extraordinário, adotando outras formas de missão, com nova sistemática, alguns elementos vão se clareando, constituindo-se como uma contribuição genuína dos redentoristas a esta forma de Pastoral Extraordinária:
• A constituição de Conselhos Missionários em muitas paróquias missionadas.
• A adoção de uma LINHA MESTRA de missão que perpassa todas as fases.
• O uso de dados sociológicos na preparação e organização de uma missão.
• A nucleação de uma Paróquia a ser missionada em grupos e comunidades.
• O uso de subsídios de preparação atualizados e adaptados a cada realidade.
• O temário missionário desenvolvido como mística e como ideal.
• A contínua capacitação do grupo missionário através de encontros, cursos assembleias, jornadas e congressos interprovinciais e intercongregacionais.
• A presença das religiosas missionárias e dos leigos voluntários no processo missionário. Pe. Inácio Medeiros, CSsR Equipe de Comunicação Santas Missões

Fonte: Redentoristas – Fases da Missão

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *