SANTA MISSA DO 6° DOMINGO DA PÁSCOA E COROAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA

Por Orlando Sprenger Lobo – PASCOM Catedral de São Carlos Borromeu

Neste Domingo (26) às 10h, foi celebrada a Santa Missa do 6° Domingo da Páscoa na Catedral de São Carlos Borromeu, presidida pelo Pároco da Catedral, e Vigário Geral da Diocese de São Carlos, Padre Marcos Antônio Ghidelli.

Nesta celebração, foi também realizada a coroação da imagem de Nossa Senhora.

O Pároco Marcos Ghidelli, iniciou grandiosa homilia entoando “Eu e minha casa, serviremos ao Senhor.” (Js 24,15). Padre Marcos exemplificou alguns simbolismos existentes nas escrituras: Casa traz o significado de família, e Guardar é acolher, acreditar e viver.

Desta forma, quando Jesus diz no Evangelho de hoje (Jo 14,23-29) “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viveremos e faremos nele a nossa morada…”, está dizendo que devemos guardar Sua palavra no sentido de acolher, acreditar e vivê-la. Fazendo isso, seremos parte da família dos que amam verdadeiramente e são amados por Deus.

Padre Ghidelli, mencionou também a segunda leitura (Ap 21,10-14.22-23). Explicou a todos que o livro do Apocalipse é um livro muito belo, um livro de revelação, e por ter sido escrito em uma época de muita perseguição aos Cristãos, traz uma linguagem bastante codificada, com muitos sinais. Na leitura de hoje, João através de símbolos descreve as tribos de Israel, e após, a figura dos doze apóstolos. João indica que na cidade revelada em visão não há um templo: pois o templo se tornou o próprio Senhor.

Complementando sua homilia, padre Marcos comentou sobre a dualidade que não pode existir: não podemos ser cristãos apenas quando estamos na igreja, e ao sairmos dela, viver o dia-a-dia com outra postura; Temos que ser cristãos em todos os momentos: O templo de Deus somos nós!

Ao final da homilia, Padre Ghidelli exaltou a figura da Virgem Maria: mulher, símbolo da unidade da família, Aquela que acolheu e guardou a Palavra, e assim se tornou morada de Deus.

Eu e minha casa, serviremos ao Senhor.

Seguiu-se o rito litúrgico.

Após a sagrada comunhão, e oração, o Pároco Marcos Ghidelli convidou todas as crianças para virem a frente do presbitério e realizar a coroação da imagem de Nossa Senhora. Crianças da catequese da Catedral trouxeram a coroa até o altar e, em conjunto com as demais crianças da nossa comunidade paroquial, realizaram a coroação da Santa Imagem de Nossa Senhora, que recebeu a veneração de todos os presentes, e uma chuva de pétalas de rosas lançada pelas crianças.

Padre Ghidelli, abençoou as crianças presentes, e após, concedeu a benção final a todos os que lá se encontravam.

Ao final da Santa Missa, as crianças receberam lembrancinhas da celebração.